A prática de exercícios físicos, aliada a atividade física, acompanhada de dieta bem elaborada reduz o perfil diabético, melhora a saúde geral da pessoa, redução da pressão arterial, taxas de colesterol e também de açúcar.
Aptidão física pode ser considerada uma condição corporal na qual o indivíduo possui energia, vitalidade e as habilidades motoras suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas, isso sem excessiva fadiga.
Como ressalta o senso comum, fazer exercícios é bom para a saúde e destaca não estar mais em discussão os benefícios do esporte, mas sim, qual a forma mais correta de praticá-los visando alcançar ou manter a saúde.
Açúcar em excesso circulando na corrente sanguínea é ”venenosa” para todo organismo (células), assim como sua escassez. Por isso, no diabético, existe a necessidade de um monitoramento para evitar, durante a atividade física, estados de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), ou vice-versa, hiperglicemia e conseqüentemente entrar em estado de torpor ou até mesmo em coma diabético, muito menos grave e comum.
O monitoramento deverá ser inicialmente realizado antes, durante e pós atividade física. O horário de utilização de insulina lenta, rápido ou ultra- rápida, cabe à interação médico- educador físico, assim como dosagem, local de aplicação e horário de ingestão de carboidratos.
A prática da atividade física acompanhada de dieta bem elaborada faz reduzir este perfil e com isto, melhorar a saúde geral desta pessoa, redução da pressão arterial, melhora da formula sanguínea, e dentro desta, as taxas de colesterol e açúcar.
Atividades Físicas para Diabéticos
A atividade física possui um grande potencial no tratamento da diabete, sendo:
- Conscientizar o diabético da importância da prática de exercícios e manter uma vida ativa para promover a saúde;
- reconhecer e saber avaliar os efeitos das diferentes formas de atividades físicas sobre a glicemia sangüínea de acordo com variáveis como horário, tipo de exercício, volume, intensidade;
- saber realizar os ajustes alimentares e/ou medicamentosos para manutenção da homeostasia metabólica durante e após as práticas físicas.
- Tanto a falta quanto o excesso de exercícios podem ser danosos ao organismo, especialmente em se tratando de pessoas com problemas metabólicos, como diabetes.
Lembre-se:
A diabete pode ser evitada e precavida. Na busca por saúde, procure sempre um profissional de educação física qualificado!