spot_img
0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

InícioAlexandre Vieira8 de abril é o dia da natação???

8 de abril é o dia da natação???

A natação é um esporte bastante popular em todo o mundo, e sua origem remonta à pré-história, quando o homem aprendeu a nadar para se proteger dos predadores e para se deslocar em rios e lagos. Na Grécia Antiga, a natação já era considerada um esporte, e era praticada tanto por homens quanto por mulheres.

Esse esporte se popularizou sendo praticado em todo o mundo e possui uma grande tradição no Brasil. Desde a sua fundação em 1898, a natação brasileira tem sido marcada por grandes conquistas e talentosos atletas que levaram o país a brilhar nas competições nacionais e internacionais.

No Brasil, o dia da natação já gerou muita polêmica em relação à data comemorativa. Antigamente, a data era celebrada no dia 8 de abril. No entanto, em 2005 a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados alterou a data por meio de um projeto de lei, pois o dia 8 de abril já era celebrado como o Dia dos Correios, que na época era patrocinador da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Dessa forma, a nova data escolhida para a comemoração do Dia da Natação foi o dia 2 de agosto. Essa data é muito especial para a natação brasileira por duas razões. Primeiro, foi nesse dia que Tetsuo Okamoto ganhou a primeira medalha olímpica do Brasil na natação, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Okamoto conquistou a medalha de bronze nos 1.500 metros livre.

A segunda razão pela qual o dia 2 de agosto é especial para a natação brasileira é que, nessa mesma data, em 1982, Ricardo Prado se tornou o primeiro campeão mundial da natação brasileira em Guayaquil, no Equador. Prado conquistou a medalha de ouro nos 400 metros medley, e entrou para a história da natação brasileira.

Vale lembrar que a natação é um esporte muito popular em toda a América Latina, e cada país tem sua própria data para celebrar o Dia da Natação. Na Venezuela, a data escolhida é o dia 12 de fevereiro, enquanto no Equador é o dia 27 de março. Já no México, é o dia 7 de julho, e na Argentina é o dia 8 de agosto.

A natação brasileira tem uma longa história de grandes conquistas e talentosos atletas. Em 1906, a primeira piscina olímpica do país foi inaugurada no Rio de Janeiro, e a partir daí o esporte começou a se desenvolver no país. Na década de 1920, surgiram os primeiros grandes nadadores brasileiros, como Manoel dos Santos e Maria Lenk.

Nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, Maria Lenk se tornou a primeira atleta feminina do país a competir em uma Olimpíada, e ficou em quinto lugar na prova de 200 metros peito. Já nos Jogos de Londres, em 1948, o Brasil conquistou sua primeira medalha olímpica na natação, com o bronze de Maria Lenk nos 200 metros peito.

Desde então, a natação brasileira vem acumulando grandes conquistas e revelando talentosos atletas que se tornaram ídolos do esporte no país. Entre eles, destacam-se Gustavo Borges, Fernando Scherer, Cesar Cielo, Thiago Pereira, Joanna Maranhão, Etiene Medeiros, entre outros.

O importante é destacar a importância da natação como uma prática esportiva saudável e benéfica para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Sucesso e boas braçadas.

APOIO: Produtora MURHO •  https://www.murho.tv.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMOS POSTS

Dia do Esportista

00:01:00

Dia Mundial do Idoso

00:04:02

Conheça tudo sobre o Snorkel Frontal