A gestão para grandes líderes refere-se diretamente àqueles que procuram de forma clara, objetiva e sucinta os novos caminhos traçados por profissionais de diversas áreas, dentre estes encontra-se novos desafios na tarefa de administrar e gerir pessoas e equipes, em especial, a descoberta da importância do papel de um verdadeiro LÍDER, na formação de equipes competentes e comprometidas com os resultados.
Diante deste fato, alguns itens a seguir sugerem ao líder como proceder diante de seus subordinados, de modo objetivo, educado e principalmente promissor em sua carreira profissional.
Compartilhe sempre informações relevantes
É de extrema necessidade que o verdadeiro líder comunique as novidades da empresa (que pode falar), evitando boatos e deixando de lado sempre o “achismo”. O líder evita a incerteza, o que pode levá-lo ao fracasso nesta posição empresarial.
Ajuste seu estilo ao da equipe
Sabido de que pessoas são diferentes e possuem formas diferentes de pensar, não pense que na liderança você poderá de uma única forma gerir todos, pois nem todos gostam de ser gerenciados da forma que você gostaria de ser.
Evite burocracias e obstáculos
Organização e Autonomia seja a palavra-chaves deste tópico, visto que burocracia sufoca a criatividade e inovação. Mantenha somente a papelada extremamente necessária.
Pró-atividade
Ao invés de falar, faça! Sua atitude pró-ativa estimula seu time a seguí-lo, fortalecendo sua liderança.
Diversão no trabalho
Seu time quer sentir-se bem no trabalho. A distração de vez em quando e principalmente o ambiente descontraído facilitam e muito na evolução do trabalho.
Seja agradecido
Pessoas gostam de sentir-se apreciadas! Um simples obrigado, não custa nada e faz uma enorme diferença.
Capacite delegando
Você sabe que ninguém fará como você faz, entretanto é preciso delegar, para dedicar-se a tarefas, mais estratégicas, mas como se faz isso??…não é uma tarefa fácil…pois alguns verão com bons olhos e outros não, mas alguém precisa tomar uma atitude, e esse é você. Seguem algumas dicas de como você poderá delegar e exigir, se assim for, alguma atividade, mas agindo como um líder!
Defina metas atingíveis
Não crie metas agressivas e impossíveis, pois isso ao invés de motivar, desmotiva, pelo não atingimento. Crie metas proporcionais ao tamanho do seu time.
Dê e receba feedback
O feedback é fundamental na gestão do seu time. É através dele que mostramos que é possível fazer, e na era de gestão de pessoas, é a grande chave para a melhoria contínua e para a evolução.
Foque seu tempo
Organização e tempo devem estar aliados sempre, e para isso concentre a maior parte de seu tempo em 20% das pessoas que produzem 80% de todo o resultado. Tente prestar mais atenção ao fazer do que ao resultado que quer alcançar.
Visite o Site: www.alexandreubilla.com.br I Youtube I Linkedin
Professor I Autor I Palestrante I Doutorando I Escritor
Autor do livro: Gestão e Liderança.