O nome Personal Trainer já existe há algum tempo ligado a personalidades ricas e famosas. Quem já tem seu “personal”, ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas.
O serviço deste Educador Físico particular veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na área da saúde, apesar de ser para algumas pessoas um trabalho direcionado apenas para aqueles compulsivos por saúde!! Uma mentira, e vamos saber a razão!!!
Na atualidade, devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente enxergam o exercício não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade. O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparência, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo.
Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada, o exercício ainda parece algo crítico para o indivíduo. Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos indivíduos são mais algumas das funções do Personal Training. Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda estar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade. Diante de um quadro caótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do Personal Trainer. Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.
Os principais diferenciais na contratação desse profissional são: a) O atendimento e acompanhamento individualizado. b) Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios. c) Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios. d) Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas. e) Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente. f) Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica. g) Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se. Portanto anime-se! Procure um professor com qualificação, competência e veja os resultados! Boa sorte! Prof. Alexandre Vieira Graduado em Educação Física Pós graduado em fisiologia e Treinamento Desportivo – UNIFESP