As vezes você perde o que queria, mas conquista
o que nunca imaginou. Nem tudo depende de
um tempo, mas sim de uma atitude.
A gestão para grandes líderes refere-se diretamente àqueles que procuram de forma clara, objetiva e sucinta os novos caminhos traçados por profissionais de diversas áreas, dentre estes encontra-se novos desafios na tarefa de administrar e gerir pessoas e equipes, em especial, a descoberta da importância do papel de um verdadeiro LÍDER, na formação de equipes competentes e comprometidas com os resultados.
Para isso, no entanto, o ideal, tanto para empresas como para os profissionais, é que o currículo do funcionário ao cargo de liderança, some a bagagem acadêmica à vivência prática. Somente com tal perfil pode-se afirmar que o candidato em questão domina sua atividade e está apto a atuar, com desenvoltura, no cargo pretendido.
Diante deste fato, alguns itens a seguir sugerem ao líder como proceder diante de seus subordinados, de modo objetivo, educado e principalmente promissor em sua carreira profissional.
Compartilhe sempre informações relevantes
É de extrema necessidade que o verdadeiro líder comunique as novidades da empresa (que pode falar), evitando boatos e deixando de lado sempre o “achismo”. O líder evita a incerteza, o que pode levá-lo ao fracasso nesta posição empresarial.
As pessoas precisam saber para onde estão indo. O líder tem que compartilhar as informações que embasam suas decisões.
O compartilhamento de informações por parte do líder, pode diante de seus funcionários ou subordinados, fazê-los descobrir, criar, compilar, distribuir ou aplicar suas informações na empresa, criando de forma positiva, oportunidades de novos negócios ou produtos e até mesmo ganhos.
Verdadeiras Empresas e lideranças consistentes não devem apenas encorajar os funcionários a falar e relatar seus pensamentos sobre a empresa, mas também recompensá-los por compartilhar seus conhecimentos, procurar novos aprendizados e também praticá-los.
O verdadeiro líder ter´que ter em mente a sabedoria de ouvir seus funcionários, visto que é uma das principais habilidades de um grande líder.
Através das suas experiências práticas, a atuação profissional diante da liderança, torna o funcionário apto a desenvolver suas atividades com a qualidade necessária e, acima de tudo, desejada. Para isto, chamamos de Gestão do Conhecimento.
Sabemos que um time conduzido às cegas não dá resultados e quanto mais os funcionários de uma empresa souberem o que acontece dentro dela, mais eficientes eles serão. É fato que, quanto mais o líder delegar e compartilhar informações com os demais de sua equipe, mais respeitado ele será.
Desejo sucesso a você, líder ou futuro líder!…com empenho e dedicação, você chegará aos seus objetivos!!